Home Meio ambienteNegócios Torne sua Empresa Sustentável com estas 16 ações

Torne sua Empresa Sustentável com estas 16 ações

Escrito por Ludmila Alves 26 de julho de 2018
Torne sua Empresa Sustentável com estas 16 ações

Enquanto pessoas conscientes, fazemos a nossa parte esperando inspirar mais gente (eu sou assim!) a tomar atitudes. Acredito muito que a mudança começa em nós e esse é o primeiro passo, mas se queremos resolver problemas do mundo precisamos encontrar meios de fazer com que tais ações escalem. Por isso, quero falar sobre tornar uma empresa sustentável.

Como faço pós-graduação em gestão de negócios, sei que o conceito de sustentabilidade se aplica a todas as áreas de uma empresa. Para ser sustentável, ela precisa conseguir manter suas operações na área financeira, de pessoas, na produção e na distribuição do produto ou serviço. É claro que negócios se importam com essas questões pois dizem respeito à eficiência e ao lucro.

Mas percebi que essa conversa de sustentabilidade com foco ambiental precisa ganhar visibilidade e espaço nas empresas. Ela pode começar por você que trabalha naquela instituição ou pode ser por um plano vindo da diretoria. O importante é transformar essa ação em algo simples, rotineiro e que engaje as pessoas.

E, desse modo, pessoas e empresas trabalham juntas para construir um mundo que tenha seus recursos usados com sabedoria, com reposição ou com tempo para regeneração, sem prejudicar a nossa saúde e a dos outros seres vivos que dividem o planeta com a gente.

Isso tudo foi pra te convencer a ler e a levar pro seu ambiente de trabalho essa lista do que fazer para tornar sua empresa sustentável! São ações bem simples que, quanto mais gente fizer, mais impacto vão ter.

Por que tornar sua empresa sustentável

Além de engajar quem trabalha em uma atitude muito nobre que cuida do coletivo, uma empresa sustentável economiza recursos financeiros. Isso porque muitas coisas usadas podem ser eliminadas ou substituídas por itens que duram e não precisam ser repostos.

Outro benefício, e o maior de todos, é que seu negócio se tornará um exemplo para as pessoas e para outras empresas. Isso também é ótimo pra sua marca, mostra que sua empresa tem valores e comprometimento com o bem estar geral.

Mas vale lembrar que apenas dizer “pessoal, vamos fazer tudo diferente” não cria hábitos! É preciso treinar as pessoas, explicar a importância disso e criar o comprometimento de uns notificarem os outros para incorporar os hábitos sustentáveis.

Nesse contexto, para colher os benefícios é necessário engajar todas as pessoas na empresa!

Ações para  o dia-a-dia da empresa

Listei aqui como toda equipe de uma empresa pode torná-la sustentável da porta para dentro.

Spoiler: colaboração é essencial!

☕ Elimine os copos plásticos

Em todos os lugares que trabalhei, todos preferiam levar suas próprias canecas ou a empresa fornecia canecas personalizadas. É uma troca muito simples!

Se na sua empresa há copos plásticos, mesmo que somente para os visitantes, procure substituir por canequinhas pequenas de metal ou de plástico mesmo, desde que possam ser lavadas.

empresa sustentável - use canecas

🍌 Forneça lanches que não vem no plástico ou que as embalagens sejam recicladas

Muitas empresas costumam fornecer biscoitos, chocolates e outras guloseimas como benefício para os colaboradores. Eles podem até achar gostoso, mas você já notou a velocidade com que são devorados e como isso deixa o lixo cheio?

Estamos em outra época e consumo consciente é prioridade!

Portanto, a melhor saída é oferecer frutas, que também são mais saudáveis, ou biscoitos a granel, encontrados em qualquer armazém e onde você pode levar um pote para comprar.

Se houver algum lanche muito querido que ninguém quer abrir mão, procure saber se a empresa que o produz tem a logística reversa para reciclá-lo.

📚 Sempre comunique quando for descartar algum item

Pensou em jogar fora livros, itens do escritório ou tudo o que não parece ser possível vender? Fale com as pessoas! Essa é uma forma de encontrar com facilidade um novo uso para qualquer objeto.

O ideal é criar esse hábito no ambiente de trabalho. Então, seja você a pessoa a começar e a incentivar os outros a também contarem do que estão se desfazendo. E se não for útil pra alguém do local, outra pessoa pode conhecer quem precise.

Leia também Armário Cápsula – Dicas práticas para montar o seu

🚛 Pesquise sobre os fornecedores

Sabemos que empresas consideram muitas variáveis antes de comprar um item, seja para uso interno ou para usar na produção. Assim, a solução é incluir nesses critérios a sustentabilidade do produto do fornecedor.

Para tal, verifique se o produto adquirido foi produzido ou extraído causando impactos ambientais (e até sociais) negativos. Se sim, procure um fornecedor melhor nesse sentido.

E caso seu fornecedor seja ambientalmente responsável, a empresa pode até usar essa escolha no seu marketing. Afinal, o que é bom precisa ser comunicado!

🗑 Separe o lixo

O primeiro ponto é saber se na sua cidade há o recolhimento separado do lixo e se existe algum tipo de reciclagem, o que é uma informação cedida pela prefeitura. Caso haja, separe o lixo conforme orientado.

Normalmente, separa-se os resíduos entre orgânicos (alimentos), plástico, papel e  eletrônicos.

Com essa informação, deixe claro para o pessoal da empresa em quais lixos cada tipo de item deve ser descartado e como eles devem ser descartados.

💻 Conserte quando possível

Há casos em que é possível consertar a mesa, a cadeira, algum eletrônico ou eletrodoméstico no local de trabalho.

Verifique sempre essa possibilidade! É sempre mais econômico e vai gerar menos lixo.

empresa sustentável conserta itens quebrados quando possível

💡 Lembre a todos para economizarem energia elétrica

É verdade que a eletricidade não gera lixo, porém usá-la de forma indiscriminada não é sustentável!

Para gerá-la, é essencial movimentar água de um reservatório que não fica igualmente cheio o ano todo. Então, pequenos desperdícios somados movimentam vários litros de água que podem fazer falta nesse reservatório na época de seca. Essa escassez pode ser negativa para a vida naquela represa e ao redor dela.

Portanto, coloque lembretes para que todos desliguem a luz, o ar-condicionado, a cafeteira e outros itens que consomem energia elétrica.

Além disso, é importante escolher ambientes bem iluminados e frescos sempre que possível para ser a casa de um negócio. Desse modo, a necessidade de usar a energia elétrica cai bastante.

🚽 Tenha banheiros anti-desperdício de água

Sabe os banheiros que têm torneiras que desligam após liberarem certa quantidade de água e também têm descargas rápidas? Isso pode ser usado além do shopping, tipo na sua empresa. 😊

Essa é uma maneira simples de evitar o desperdício e, como no caso da energia elétrica, evitar a diminuição acelerada do nível de um reservatório de água.

🎁 Forneça brindes de forma consciente e sempre sustentáveis

A caneta, o chaveiro, o copo e o caderninho fazem parte dos brindes clássicos que empresas distribuem para seus clientes, parceiros e funcionários em eventos ou datas comemorativas.

O marketing diz que essa é uma estratégia para ser lembrado (e como alguém da comunicação: concordo!). O pessoal eco-consciente diz que é uma forma de gerar lixo rápido (também assino embaixo). Mas fato é que dá para fazer uma marca ser lembrada de outras formas.

Se um negócio faz questão de dar brindes, há duas soluções:

  • pensar em lembrancinhas sustentáveis como um lápis de madeira (que é biodegradável), um caderninho sem plástico e com folhas recicladas ou um kit lixo zero, por exemplo.
  • criar a logística reversa para descartar tais lembrancinhas corretamente. Suponhamos que uma empresa entregue um carregador de bateria portátil aos fornecedores. Gravado nesse presente, além da logo, pode vir um contato para envio do item para a reciclagem.

Mas como contei no meu Instagram outro dia, já passa da hora de repensarmos o presentear. Há várias outras formas de demonstrar afeto e ser lembrado! Uma empresa, por exemplo, pode ficar na lembrança de pessoas pelo bom atendimento ou por organizar um evento incrível!

 

Ações para a cadeia de produção

A empresa em que trabalha fabrica algum produto ou revende um bem físico? Para ser sustentável e colaborar com o bem do planeta, você precisará tomar as atitudes a seguir.

🕶 Produza ou revenda produtos feitos para durar

O mercado é cheio de produtos que ficarão velhos, estarão estragados ou precisarão de refis em pouco tempo propositalmente. Essa é a lógica: produzir itens que devem ser descartados para que a empresa continue vendendo.

Estamos em 2018 e não é possível continuar assim!

Crie produtos que tenham durabilidade e se orgulhe muito disso! Assim, as pessoas irão recomendar muito mais o que a empresa produz.

🌳 Escolha matérias-primas sustentáveis e recicladas sempre que possível

A matéria-prima que você utiliza pode ter baixo ou alto impacto ambiental. Produzir com plástico ou usar derivados animais tem muito impacto, enquanto utilizar materiais reciclados ou não utilizados por outra indústrias tem baixo impacto, por exemplo.

Assim, a escolha da matéria-prima e de quem a fornece precisa ser algo analisado da seguinte forma:

  • de onde ela vem?
  • como é extraída ou produzida?
  • quais são as condições de trabalho nesse local?
  • quem a fornece faz algum tipo de tratamento ou re-uso para não lançar resíduos no solo ou na água?
  • o uso dessa matéria-prima contribui para o desenvolvimento sustentável na produção?

A partir dessas questões, a empresa estará pronta para a busca de materiais que não agridem tanto o ambiente.

🐰 Tenha uma produção vegana e cruelty free

Respeitar a liberdade dos animais é também respeitar a natureza e ajudá-la a se manter em equilíbrio. Portanto, procure excluir os derivados de origem animal dos seus produtos, o que os tornam veganos.

Também não faça e nem contrate testes em animais.

Caso sua produção já seja sem exploração animal, verifique se seus fornecedores fazer uso deles de alguma forma. Se sim, você pode conversar para que eles mudem isso ou trocar o fornecedor.

Amaioria dos testes para cosméticos são feitos e coelhos :/ Seja cruelty-free e não deixe isso acontecer por causa do seu produto.

☢ Garanta o correto descarte de resíduos

Existem legislações que garantem que resíduos considerados mais nocivos ao ambiente sejam devidamente descartados. Além de se atentar a essa política, procure encontrar os agentes certos que fazem esse recolhimento e que deem a esse resíduo um fim que cause o mínimo de impacto ambiental.

♻ Crie políticas de logística reversa para os produtos e para as embalagens

Logística reversa é a ação de devolver as embalagens ou produtos já usados para a empresa que os coloca no mercado. Assim, fica como responsabilidade da empresa dar o destino ideal a esses resíduos, seja este o descarte correto, a reciclagem ou a reutilização.

Em alguns mercados, essa atitude é comum, como acontece com as cervejas comercializadas em garrafas de vidros e das baterias de celulares.

No caso das cervejas, a logística reversa é bem conhecida: quem consome engradados de cerveja, sabe que deve devolver as garrafas. Já com as baterias nem todo mundo se lembra que tem lugares específicos de coleta.

Ser responsável pela logística reversa é essencial! É um dos meios mais eficientes para redução do impacto ambiental por parte dos negócios.

A Nespresso, empresa de máquinas de café, faz logística reversa por meio de pontos de coleta para as cápsulas. É um projeto bem bacana que você pode conhecer melhor aqui.

👩‍💻 Valorize a mão de obra e produtos locais

Trabalhar com pessoas, fornecedores e produtos locais reduz o impacto ambiental porque menos tempo em transportes e consequentemente menos queima de combustíveis são usados.

Essa atitude também contribui para uma região prosperar economicamente. É uma forma de valorizar onde você está.

Vale lembrar que para certos produtos não há tanto impacto de serem trazidos de outros lugares, mas para produtos orgânicos como alimentos e matérias-prima naturais, há sim.

Se tiver mais interesse de entender sobre o assunto, confira o post De onde vem quinoa e por que se preocupar com isso?

 

Empresa Sustentável: o exemplo para construir um mundo melhor

As empresas ainda não exploram todo o potencial que têm para impactar positivamente os colaboradores, a cidade onde estão, o meio ambiente e a percepção dos clientes e fornecedores.

empresa sustentável

Em muitas áreas, como as atitudes internas, ser uma empresa sustentável é bem simples! Em outras, como em alguns tipo de produção, necessita de estudos, pesquisas e investimentos. Fato é que não importa o esforço que exige, quanto antes um negócio perceber essa urgências e mobilizar a ação, melhor!

Basta procurar para encontrar notícias que falam de ações de mudança que obrigam empresas a fazer a logística reversa, como a Alemanha, e que proíbem todo o tipo de saco plástico, como o Chile. Isso vai acontecer com cada vez mais frequência e quanto mais adaptado um negócio estiver, menos irá sofrer as mudanças e mais competitivo se tornará.

É simples! Ser uma empresa sustentável é uma forma de mudar o mundo, conscientizar pessoas, inspirar e também de comunicar o valor de uma companhia.

Vamos juntos?

Aproveite para repassar esse post para quem possa ter interesse e responder: a empresa que trabalha toma alguma dessas ações?

Vou adorar conversar sobre o assunto!

Facebook Comments

veja também

O que achou? Deixe seu comentário