Home Consumo ConscienteLixo Zero Kit Lixo Zero: Como Criar O Seu

Kit Lixo Zero: Como Criar O Seu

Escrito por Ludmila Alves 11 de março de 2018
Kit Lixo Zero: Como Criar O Seu

Se você é do tipo que leva consumo consciente e sustentabilidade a sério, já ouviu falar do kit lixo zero para gerar menos desperdício por aí. Copo, canudo, talheres, marmita, guardanapo e outros itens que têm vida útil longa e evitam que você precise deles nas versões de plástico e de papel que vão para o lixo em alguns minutos após o uso.

A ideia é incrível, afinal, o propósito é muito nobre: reduzir o resíduo gerado.

Cada lixo que a gente gera precisou de recursos do planeta pra existir, houve gasto de água e de trabalho. Daí, quando jogamos um item “fora”, ele causa sujeira por onde passa porque produzimos muito e pouquíssimo é reciclado.

Com essa maravilhosa conscientização dando as caras, várias lojinhas passaram a vender kits lixo zero com tudo o que você precisa ter na bolsa para evitar desperdício de recursos. Ótimo e prático!

Mas sabia que você pode ter tudo isso com o que já tem em casa?

Para fazer a reutilização, o zero desperdício e a sustentabilidade acontecerem, listei aqui todos os itens que uso para compor de forma gratuita um kit lixo zero e que você pode replicar aí.

Olha como é fácil!

Copo 🥛

Os copos pra carregar com a gente que encontrei são daqueles retráteis, ótimos para caber na mochila sem fazer peso e sem ocupar espaço. Mas com tantos potinhos de vidro de geleia aqui em casa, eu preferi usá-los.

Procure potes de vidro que sejam menores para usar como copo para ficar mais prático.

Eu sempre levo chá comigo para o trabalho para tomar pela manhã e, depois, meu potinho fica disponível para qualquer bebida ao longo do dia. 😊

Copo ou garrafa plástica nem pensar! O porquê está no vídeo abaixo.

Talheres 🍴

Garfo, faca e colher feitos de bambu são fofos e biodegradáveis, mas acho que tem gosto de palito. Então, levo as versões que tenho em casa para não pegar aquelas de plástico que, além de não serem nada sustentáveis, são super frágeis.

É importante que você ache um estojo para guardá-los. Do contrário, eles vão ficar sujos ou furar a bolsa em que os carrega.

Leia também: Consumo consciente: o que é e ações simples para pôr em prática.

Canudo 🥤

Canudo é um dos piores lixos que podemos gerar! Como quase todos os plásticos descartados, ele vai para o mar onde espeta nas narinas das tartarugas. 😥

Se você é como eu e não faz questão disso, não use canudos. Se for algo importante e que gosta muito, existem versões de metal, vidro e bambu. Mas não use a de plástico, por favor.

Eu prefiro a versão gratuita!

Sacolinhas de pano 🛒

No mercado ou na feira, as sacolinhas nos ajudam a levar o que compramos pra casa. Mas quão necessárias elas são?

Uma bolsa grande, uma ecobag, uma sacola espaçosa e resistente que você já tem e até uma mochila podem ser seu saquinho de pano do kit lixo zero para as frutas, verduras e legumes.

Para os itens a granel como castanhas e grãos, dá para usar potes de vidro.

Guardanapo 🤧

Qualquer toalhinha ou lenço pode ser seu guardanapo.

Marmita 🥡

Confesso que eu já quis comprar marmitas de materiais biodegradáveis ou de vidro, dessas que nunca soltam elementos nocivos quando preparadas no microondas.

Como raramente as uso para esquentar a comida, somente para transportá-la, sigo usando os recipientes plásticos que tenho. Até os potes de vidro eu uso. E tá tudo certo. 😊

O que de fato se usa do kit lixo zero?

Eu acredito muito em termos consciência do impacto que causamos ao planeta para fazer o que for possível pela natureza. Então, não precisamos ter um kit lixo zero completo, mas adaptar como podemos.

Por não comprar nada de comida na rua, afinal, abrir pacotinho é menos saudável do que descascar, não ando com talheres ou guardanapos. O que me acompanha sempre são meus recipientes plásticos com lanches e meu inseparável potinho de vidro de geleia. Esse último, inclusive, é uma mão na roda: em qualquer lugar que tem bebedouro,  você tem água sem gerar plástico.

Também estou sempre de mochila, então a uso para colocar minhas compras, que são sem saquinho plástico sempre que possível.

Mas nem tudo são flores. Digo recicláveis!

Às vezes, a gente espirra e precisa pegar o guardanapo de papel na mesa do restaurante. Pode acontecer de estarmos sem fruta nenhuma na mochila e com pressa e ter que pedir aquele lanche pra levar. Tudo bem, essas coisas acontecem, porém, podemos nos esforçar ao máximo para usar nosso kit lixo zero.

E se você ainda estiver com vontade de procurar kits assim, recomendo a loja online Paninhos.

Já está na onda do kit lixo zero? Quer que eu fale mais sobre esse assunto? Conta aí nos comentários?

 

Facebook Comments
2 Comentários
0

veja também

2 Comentários

Camilla santos Gonçalves 18 de julho de 2018 - 11:37

Já estou nessa de kit lixo zero a uns meses e como não queria comprar mais, na intenção de produzir menos lixo, estou utilizando as coisas que tenho em casa, mas a minha maior dificuldade está sendo encontrar um estojo pra colocar os talheres e o canudo (estou usando um de plástico que já tinha em casa, ele é bem resistente) só encontro esses estojos de lojas específicas que são bem caros, se tiver alguma recomendação vou ficar bem feliz!

Reply
Ludmila Alves 19 de julho de 2018 - 10:19

Oi, Camilla!
A solução mais prática pra mim foi usar uma necessaire fininha forrada com um pedaço de tecido limpo.
Eu já tinha uma que estava em casa e o que fiz foi lavá-la antes de utilizar.
Acha que pode funcionar pra você?

Abraço!

Reply

O que achou? Deixe seu comentário