Home Meio ambiente 5 Ações Para Fazer Hoje E Evitar Mudanças Climáticas

5 Ações Para Fazer Hoje E Evitar Mudanças Climáticas

Escrito por Ludmila Alves 9 de outubro de 2018
5 Ações Para Fazer Hoje E Evitar Mudanças Climáticas

Enquanto o planeta está ficando mais quente a cada ano,  um grupo de cientistas especializados em estudar as mudanças climáticas está trabalhando duro para mostrar ao mundo que algo precisa ser feito urgentemente contra o aquecimento global.

Se não conseguirmos limitar o aumento da temperatura global a no máximo 1.5 C, teremos consequências negativas para o meio ambiente como grandes secas, aumento de furacões e tsunamis devastadores, inundações, extinção de espécies animais e biomas, além de escassez de água e alimento.

Esse é o panorama compartilhado pelo estudo do IPCC, o Intergovernmental Panel on Climate Change, grupo de estudos sobre clima das Nações Unidas.

Assustador? Eu também acho. Mas também vejo aqui a necessidade da gente espalhar essa informação, agir e influenciar mais pessoas para que façam sua parte.

Por isso, listei aqui as 11 ações que qualquer um de nós podemos tomar para evitar maiores desajustes climáticos.

#1 Vote em quem tem propostas para essa questão

Os candidatos que você escolhe para o município, governo, presidência, para a Câmara e para o Legislativo têm propostas que levem em consideração às ações ambientais e o desenvolvimento sustentável?

É importante que você conheça essa informação para votar em quem se importa com esse problema.

Assim, poderá votar naqueles que trazem propostas que falam de combate ao desmatamento, bem como o aumento do reflorestamento, e da redução de emissões de carbono.

#2 Reduza a carne

Goste você do veganismo ou não, ele é uma arma importante no combate às mudanças climáticas.

Para todo pasto para gado, é preciso desmatar ou usar uma área que poderia estar cheia de árvores. Menos árvores é igual a menos gás carbônico quebrado em oxigênio. Mais animais pastando é igual a mais metano, gás poluente que contribui para o efeito estufa.

Além disso, o alimento dos animais que o ser humano come é plantado em locais que poderiam estar cheios de árvores. Ou seja, não importa se a carne está em uma área aberta ou em espaço confinado, o consumo animal sempre contribui para o desmatamento.

Se ser vegano soa radical para você, saiba que reduzir o quanto ingere de derivados animais já faz bastante diferença, especialmente carne de vaca.

Mas se puder, exclua animais do prato! É bom para você, para o mundo e para os animais.

Leia também: É caro ser vegano ou vegetariano? 12 verdades que você precisa saber

#3 Reduza seu consumo

Quanto mais  a gente consome, mas carbono precisa ser emitido, seja na fabricação de um item industrial, seja no transporte dele até o comércio.

Por isso, consuma consciente: compre menos, porém melhor e local sempre que possível.

#4 Ande mais a pé ou de bicicleta

Quanto mais carros e outros veículos que usam gasolina na rua, mais gás carbônico vai para nossa atmosfera.

Portanto, para evitar maiores mudanças climáticas é essencial saber viver sem carro: ande mais a pé ou de bike.

Sou adepta desse modo de vida e conto tudo sobre no post: Viver sem carro: vantagens, percalços e dicas. Recomendo a leitura!

#5 Seja um ativista da causa climática

Eu não organizo passeatas e nem saio batendo de porta em porta para falar sobre a palavra da sustentabilidade. Porém, sempre compartilho o que sei quando as pessoas tocam no tema mudanças climáticas. E você pode fazer o mesmo!

Então, pense o ser ativista como ser ativo para comunicar essa informação que pode ser óbvia na sua vida mas desconhecida por muita gente.

Utilize suas redes sociais para compartilhar estudos, notícias e, principalmente, o que tem feito para combater o rápido avanço das mudanças climáticas.

Outra boa ideia é criar grupos para discutir e agir em prol do meio ambiente. É possível:

É tudo uma questão de começarmos a mudança em nossas vidas e ensinar outras pessoas a se sentirem tocadas para fazer o mesmo.

E por aí: tem feito algumas dessas ações?

Aproveita para comentar e para ler a matéria do The Guardian que explica o estudo sobre clima da Intergovernmental Panel on Climate Chang: We have 12 years to limit climate change catastrophe, warns UN.

Facebook Comments

veja também

O que achou? Deixe seu comentário