Home VeganismoProdutos Veganos 12 marcas de Sapatos Veganos que você ainda não conhece

12 marcas de Sapatos Veganos que você ainda não conhece

Escrito por Ludmila Alves 6 de junho de 2018
12 marcas de Sapatos Veganos que você ainda não conhece

Se você gosta de moda  consciente, seja vegano ou não, deve se interessar por sapatos veganos, sem couro e sem qualquer item de origem animal.

Enquanto muitas marcas ainda se orgulham de ostentar calçados de “couro legítimo”, outras já estão percebendo que mudanças são necessárias nessa indústria. Afinal, exploração animal e danos ambientais estão fora de moda.

Com tantas marcas bacanas de sapatos veganos, cheias de propósito e boas intenções surgindo, decidi fazer um compilado delas para ajudar todo mundo a encontrar o modelo de calçado que precisa em versão sem couro e sem crueldade!

A lista está abaixo e explico quais os modelos você vai encontrar e qual é o estilo de cada marca para otimizar a sua busca.

Um conteúdo de grande utilidade! Use e repasse 😊

 

 

Sapatos Veganos: Marcas 100% veganas

Como o veganismo é um movimento que ganhou visibilidade recentemente, o mercado de sapatos veganos está ainda no comecinho. Isso significa que não existem grandes marcas e nem tantas lojas físicas no momento, mas todas vendem online!

Selecionei marcas brasileiras e me surpreendi com a quantidade: 12. 😍

São elas:

👢 Vegano Shoes

A Vegano Shoes é uma marca que preza muito pela sustentabilidade: eles dão prioridade às matérias-primas recicladas como câmaras de ar e lonas de caminhão para a confecção de seus calçados.

Além disso, eles se preocupam com toda a cadeia de fornecedores e com o bem-estar dos funcionários. Isso sim é ser sustentável. 🙂

O que você encontra: sapatos de todos os modelos, incluindo botas. Eles também produzem carteiras e bolsas.

Site: https://www.veganoshoes.com.br

👢 Ahimsa

O nome difícil é uma palavra do sânscrito que significa “sem lesões”, o que tem tudo a ver com a proposta da Amhisa, que foi a primeira fábrica de calçados exclusivamente veganos do mundo.

Além da diversidade de calçados, eles trabalham com vários materiais, incluindo o couro sintético. Por ser um derivado do plástico, a Ahimsa se compromete a ajudar o consumidor a fazer um descarte o mais sustentável possível.  

O que você encontra: muitos modelos de sapatos básicos, de sandálias, mocassins, rasteirinhas a botas, femininos e masculinos.

Site: https://useahimsa.com

👢 Insecta Shoes

Sabe aquela marca que consegue traduzir todos os valores do consumo consciente em seus produtos? É a Insecta Shoes com seus sapatos veganos!

Leia também Consumo Consciente: Ações Simples Para Colocar Em Prática

A marca de Porto Alegre nasceu em 2014 e, desde então, produz os sapatos veganos mais ecologicamente corretos dessa lista. Eles são feitos de plástico reciclado, borracha de sapatos triturada, tecidos já utilizados e do excedente têxtil da própria produção.

E, acredite, são lindos e muito confortáveis!

O que você encontra: sapatos que lembram oxford e papetes com estampas bem bonitas. Eles também têm ecobags e mochilas.

Site: https://www.insectashoes.com

👢 King55

A marca de roupas e sapatos veganos, além de cuidar da produção para que seja sustentável sem gerar poluição, fabrica seus itens de forma artesanal.

O que você encontra: botas, tênis, chinelos e sandálias masculinos e femininos, bem como roupas.

Site: https://www.king55.com.br

👢 Urban Flowers

Com seus sapatos veganos incríveis e os outros produtos que disponibiliza, a Urban Flowers é a prova de que o Slow Fashion é possível!  

E o mais bacana da marca é que sua produção é confeccionada por produtores locais, o que fortalece a economia da região e ainda contribui para o desenvolvimento de quem trabalha com isso.

O que você encontra: muitos modelos de sapatos como sandálias, chinelos, oxford, botas e alpargatas e algumas peças de roupa de linha própria. Tudo bem bonito mesmo!

Site: http://www.urbanflowers.com.br

👢 Vegalli

A Vegalli, outra marca de Franca, a cidade dos calçados, é muito sustentável! Além de não usarem couro e outros materiais de origem animal na produção, a marca utiliza material reciclado e se preocupa em gastar menos água o possível.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Vegalli (@vegallishoes) em

O que você encontra: todos os tipos de sapato

Site: https://www.vegalli.com.br/

👢 Será o Benedito

Com calçados feitos de materiais reciclados, a Será o Benedito é a loja perfeita para quem procura botas para caminhadas e trilhas.

O que você encontra: botas, papetes, roupas e mochilas.

Site: https://www.lojasera.com.br/

👢 Inkkas

Com produção no Peru, mas com pontos de venda no Brasil, a marca causa impacto positivo para artesãos peruanos e nos países em que seu projeto de reflorestamento, o OneShoeOneTree, existe.


O que você encontra: sapatos coloridos que lembram as estampas usadas no vestuário do povo Inca

Site: https://www.inkkasbrasil.com.br/

👢 Piccadilly

Sim, a Piccadilly é 100% vegana, pena que não deixa isso claro na sua comunicação.

Além da preocupação com a origem da matéria-prima usada, a empresa apoia projetos como a Fundação Abrinq e a Fundação Tênis.

É mais desse tipo de negócio que queremos ver no mundo!

O que você encontra: todos os tipos de sapato

Site: http://www.piccadilly.com.br

👢 Kasulo

Além da originalidade das peças da Kasulo, o que mais chama a atenção é que eles prezam muito pelo uso de produtos naturais, ou seja, menos danos ao meio ambiente do que os causados pelo couro sintético feito de plástico.

O que você encontra: sandálias, botinas e tênis e o modelo autoral kasulo, que lembra uma pantufa.

Site: http://www.kasulo.com.br/

👢 Heleve

Uma marca vegana de BH 💚 Cheia de modelos lindos que também são vendidos em lojas parceiras em Trancoso, São Paulo e Salvador. Mas dá pra adquirir online!

Veja também: Restaurantes Veganos em BH

O que você encontra: botas, sandálias

Site: https://heleve.com.br/

👢 Projeto Base

Os sapatos veganos mais vida real que já vi! Feitos de forma sustentável e com design pensado para a rotina diária.

Dei uma olhada e tudo é muito adequado pra quem quer viver sem caro e usá-los para andar a pé!

O que você encontra: sandálias confortáveis (sem salto alto) e oxfords

Site: http://www.projetobaseshop.com/

 

Marcas convencionais com opções sem couro

Várias das marcas que conhecemos têm sapatos sem couro. Normalmente, elas não comunicam isso, mas é só você perguntar quais são essas opções. A Arezzo, a Via Mia, a Apuê e a Dakota são algumas delas.

É importante lembrar que nem sempre os sapatos sem couro das grandes marcas são veganos, já que um tipo de cola usada em calçados é de origem animal, feita a partir de cascos de porcos e bois.

Pelo que li, essa não é uma informação simples que os vendedores sabem. Portanto, só compre esses sapatos sem couro casa não tenha como esperar pela compra online.

Comprar via marcas veganas, que também tem o valor da sustentabilidade, é mais seguro para você, para o planeta e para os animais. Então, escolha com sabedoria!

 

Diferenças entre o couro legítimo, o couro ecológico e o couro sintético (substituto vegano)

O couro tradicional e o couro ecológico são ambos a pele do animal com a diferença de que a versão ecológica tem um processo menos poluente no curtume, sem metais pesados.

A versão vegana desse material é o couro sintético, feito de poliéster, um plástico derivado do petróleo. Além da produção pouco sustentável, é importante lembrar que esse material tem baixa durabilidade, mas demora a se decompor por completo, o que faz com que acabe no oceano em pequenos pedaços prejudicando a vida marinha.

Entenda o problema do plástico no post Por que evitar plástico: do descarte à reciclagem

Portanto, tanto o couro natural em diferentes processos como o couro sintético são ruins para o meio ambiente. Complexo, não?

A boa notícia é que a maioria das marcas veganas têm consciência disso e muitas utilizam outros tipos de materiais, como tecidos naturais, na produção.

 

Bons motivos para comprar sapatos veganos

Eu sempre digo que toda decisão é tomada com sabedoria se a gente sabe o porquê das coisas. Portanto, vamos falar agora dos motivos para optarmos por sapatos veganos, sejamos nós veganos ou não.

O Brasil é detentor de um dos maiores rebanhos bovinos do mundo, o que torna o couro de vaca o mais utilizado e também o mais acessível para compra. Nesse contexto, animais destinados à morte para a indústria da carne “não sofrem” pelo couro porque já não estão mais vivos.

De todo modo, explorar um animal é cruel para ele. Mas esse não é o único problema!

A indústria coureira utiliza muita água no processamento e é extremamente poluidora porque polui afluentes, o que inclui a contaminação da água que consumimos, bem como a dos animais e plantas que vivem nas áreas afetadas. Isso significa que ao consumir couro não são somentes vacas ou outros animais usados para esse fim que são prejudicados.

Vale lembrar que couro de bois não é o único utilizado como matéria-prima. Peles de cobra, avestruz, enguia, cabra e de jacaré, sendo esse um animal em extinção, são usadas, o que sim, muitas vezes cria animais que são mortos somente pelo couro.

Parar de consumir é a única alternativa para acabar com esses problemas.

A indústria do couro no Brasil

Como o Brasil tem por volta de 320 curtumes (dados desse vídeo), muito gado e demanda por couro, a indústria é vista como geradora de riqueza e de empregos.

Por isso, há investimentos e pesquisas para que a produção de couro seja menos poluente.

Pode parecer um bom primeiro passo, mas fato é que essa produção nunca seria 100% limpa e não deixaria de gastar água. Além disso, isso só reforça a necessidade de exploração animal. 😥

Nesse cenário, devemos lembrar que existem substitutos para o couro que são bons e têm alta durabilidade. Em termos de consumo, não sentiríamos falta do couro legítimo.

Um último ponto importante aqui tem a ver com a empregabilidade dessa indústria.

Muita gente acredita que coisas que estão sendo questionadas ou estão ficando obsoletas não devem acabar para não minar empregos. No entanto, essa substituição de trabalho sempre aconteceu ao longo da história! Fabricantes de espada e datilógrafas já não são mais trabalhos necessários, por exemplo.

As pessoas se adaptam como terão que se adaptar para o fim e nascimento de outros trabalhos que existirão para atender novas necessidades. Imagina que ótimo seria se esses trabalhadores fosse produzir sapatos veganos!

Se gosta de moda, confira o post sobre armário cápsula.

Escolha sapatos veganos!

Diante de tanta informação, não dá mais pra fingirmos que não sabemos que a indústria do couro usa mais espécies do que vacas mortas, gasta e polui a água dos afluentes e tem potencial para matar animais e vegetais nos rios.

Sapatos Veganos

Sapatos Veganos: Passe a consumi-los em vez da versão de couro!

Então, faça a diferença! Mude!

E não está difícil! São várias marcas veganas e tantas outras aderindo a sapatos veganos e eco-friendly que fica fácil mudar.

E quanto mais escolhermos sapatos sem couro, mas opções veganas teremos. Oferta e demanda, simples assim. 😊

E aí, qual vai ser sua atitude diante disso? Comente ou compartilhe com quem se interessaria ou precisa saber mais sobre o tema.

 

Facebook Comments
10 Comentários
0

veja também

10 Comentários

helena 20 de setembro de 2018 - 14:34

Cada dia vejo um pouco do seu blog, gosto de tudo, muito útil. Hoje ví que você também não dirije, ecombinamos nesse aspecto também. Indico seu blog pra várias pessoas.

Reply
Ludmila Alves 20 de setembro de 2018 - 21:03

Oi Helena! Vejo que sempre acompanha as postagens lá pelo Instagram 🙂
Agradeço muito a sua participação por aqui! E fico mais feliz ainda em saber que você é uma pessoa que tem consciência ambiental e espalha isso por aí!
Obrigada por indicar meu blog. Faço esse conteúdo pra ajudar as pessoas com informação.
Beijo!

Reply
Kelly 1 de novembro de 2018 - 19:49

Poxa, que bacana, adorei as indicações de marcas de sapato vegano. E nunca tinha me dado conta do quanto o couro sintético também agride o meio ambiente. Obrigada!

Reply
Ludmila Alves 4 de novembro de 2018 - 13:27

Oi, Kelly!
Pois é. Às vezes um substituinte não é a melhor opção. No entanto, tem tecnologia até para tecidos de sapatos 🙂
Muitas das marcas citadas usam materiais bons e confortáveis que não tem a intenção de imitar o couro.
E quanto mais a gente souber disso e comprar de forma consciente, mais desses produtos mais sustentáveis existirão.

Beijo!

Reply
EDNA 20 de abril de 2019 - 18:19

A Ahimsa tem produtos feitos com camurça, camurça é de aniimal correto?

Reply
Ludmila Alves 20 de abril de 2019 - 23:20

Oi, Edna!
A Ahimsa é 100% vegana. Ela usa uma versão vegana da camurça 🙂

Reply
Bárbara 8 de maio de 2019 - 01:40

Vim parar aqui por causa de um trabalho da faculdade, e simplesmente adorei, conhecia apenas a Insecta (também por causa desse trabalho), e é muito interessante perceber a crescente quantidade de empresas que estão nesse nicho dos calçados e passando a se preocupar com os impactos ecológicos dos seus produtos, não só após a fabricação, mas, em todo processo e antes disso. Muito obrigada, foi de grande ajuda!

Reply
Ludmila Alves 10 de maio de 2019 - 09:56

Oi, Bárbara!
Fico tão feliz em ler isso <3
Empresas legais estão surgindo!
Abraço.

Reply
Ana Rita Poppi 10 de maio de 2019 - 17:44

Adoramos o conteúdo todo! Muito informativo! Porém faltou mencionar a VEGALLI.
Uma coleção muito linda, totalmente vegana e sustentável.

Reply
Ludmila Alves 13 de maio de 2019 - 08:49

Oi, Ana Rita.
Obrigada pela indicação 🙂 Acrescentei a Vegalli na lista.
Abraço

Reply

O que achou? Deixe seu comentário